Destaque HomeDestaques

CORONAVÍRUS, ACQUANAUTA E O MERGULHO

O QUE NÓS SABEMOS E O QUE VOCÊ PRECISA SABER – NO MOMENTO – SOBRE O CORONAVIRUS E PARTICIPAR DE CURSOS E MERGULHOS, POR PERTO OU EM VIAGENS MAIS LONGAS.

ATUALIZAÇÃO CORONAVÍRUS – 19/03/2020

Olá Acquanautas !

Após analisarmos todas as possibilidades, protocolos e procedimentos possíveis para cuidar dos nossos alunos e mergulhadores seguindo recomendações dos órgãos competentes e tomadas de decisões das autoridades de saúde e administrativas, fica assim:

  1. Todos nossos cursos estão cancelados ao menos até o dia 05 de abril.
  2. Todas as aulas práticas de piscina, idem.
  3. Todas as *aulas de mar / check out / mergulhos em Santa Catarina também estão cancelados, estas até 18 de abril*

Apesar de nossos esforços por controlar maneiras de transmissão do COVID-19, agora é uma questão comunitária e governamental para o isolamento e não proliferação de contaminação. Responsavelmente seguiremos todas as orientações.

O que podemos fazer por enquanto:

  1. Enviaremos as provas teóricas para que façam em casa, com consulta, pra se manterem atualizados nos conhecimentos mais importantes. Felipe fará orientarão para todos os envolvidos.
  2. Quando as atividades retornarem ao normal, proporemos novas datas de aula de mar, e todos aqueles que já tiverem mais de 60 dias de sua última aula de piscina, e mesmo os que tiverem menos tempo do que isso, marcaremos uma aula de revisão de piscina – sem custos adicionais – para uma reciclagem e preparo para a melhor parte do curso, o mar !
  3. Seguimos trabalhamos normalmente até este sábado – 21/03. A partir da semana que vem não abriremos a Acquanauta, mas estaremos atendendo vocês, em nossos horários comerciais, por email, whats ou telefone (segunda a sexta, das 10 as 19h, e sábados, das 09 as 13h).
  4. Proporemos via nossas redes sociais e grupos no whats, maneiras de continuarmos falando e mostrando o mundo do mergulho a todos vocês. Enviem sugestões e curtam ! Vem boa informação por aí.
  5. Enviaremos alguns programas da DAN – Divers Alert Network – através de e-learning, já que agora a (nova) onda é falar (ainda mais por aqui) de SEGURANÇA !
  6. Todos por aqui estão muito bem de saúde ! Álcool Gel disponível, procedimentos de lavagem das mãos e ótimas práticas de higienização de nossos ambientes e equipamentos.
  7. Novas datas de cursos estão sendo elaboradas, e estamos não só torcendo, mas nos mantendo bem informados e colaborando para que a contenção em nosso país seja eficiente e em breve todos “voltemos a programação normal”.

Se mantenham seguros, pratiquem o que os agentes de saúde estão orientando.

Um abraço, e a disposição !

EQUIPE ACQUANAUTA

MENSAGEM INICIAL – EM 11/03/2020

Olá Acquanautas !

É hora de pensarmos coletivamente (mas com várias atitudes individuais corretas) e com muita responsabilidade, sobre nossos comportamentos, lugares que frequentamos, e sobre como cuidar das pessoas ao nosso redor.

Conforme o padrão Acquanauta de atendimento, escutamos muita gente legal para chegar a algumas alterações nas nossas rotinas, a fim de proteger nossos alunos e nossa equipe. Fazemos as coisas em conformidade com os protocolos preconizados pela OMS, SMS, SESA e Sociedade Brasileira de Infectologia. Lembrando que, a situação é dinâmica e podemos mudar condutas conforme orientações dessas instituições.

Nossos comportamentos, atitudes e práticas na Acquanauta, passarão por estes itens:

  • Nenhum de nós 4 que trabalhamos aqui (Reinaldo, Elzio, Felqui e Igor) virão trabalhar com qualquer sintoma respiratório ou de gripe, o mesmo sendo solicitado aos Instrutores e Divemasters da casa.
  • Todos nossos ambientes sempre bem ventilados e arejados.
  • Abraçamos, beijamos, nos cumprimentamos fortemente como membros de uma grande confraria. Isso está NÃO recomendado por hora, nos entendam, é para o bem maior (quando isso tudo acabar, voltamos a programação normal).
  • Álcool gel disponível, bem como procedimento e incentivo de lavagens de mãos frequentes, e “forçaremos” os nossos mergulhadores que nos visitam fazer o mesmo. Toalhas de pano substituídas por de papel descartáveis por hora. O mesmo para copos de água / suco / café.
  • Cancelamento por tempo indeterminado de nossos ACQUANAUTA DIVE COFFEE que ocorriam em alguns sábados.
  • TODAS NOSSAS OPERAÇÕES E CURSOS TERÃO – POR HORA – SUAS PROGRAMAÇÕES MANTIDAS.
  • Para tal, algumas regras bem claras e simples:

NOS CURSOS:

  • Os mesmos procedimentos acima.
  • Higienização com produtos orientados e testados pelo CDC de equipamentos, antes e após o uso. (Protocolo já habitual da Acqunauta, mas que também funciona no combate ao coronavírus)
  • Suspensão e principalmente, ADAPTAÇÃO, nos cursos, dos procedimentos que envolvem troca de equipamentos (como máscara).
  • Redução para 3 a 4 alunos por turma, desde que todos saudáveis no momento em relação a sintomas respiratórios e de gripe.

NAS OPERAÇÕES “LOCAIS” E CHECK OUTS:

  • Os mesmos procedimentos acima e mesmos cuidados com higienização dos equipamentos.
  • Operações na Pedreira Deep em Curitiba: com no máximo 8 mergulhadores saudáveis, poucas pessoas por carro, lanches mais “industrializados/lacrados”. Água, sucos e refris individuais e de pequeno tamanho.
  • Operações no Paraná e Santa Catarina: no litoral paranaense nossas saídas já são VIP (ou seja, para até 6 mergulhadores). Alteração nos lanches para comida de zero manuseio humano prévio, idem para águas, sucos, refris. O mesmo para Santa Catarina, com redução para 4 mergulhadores/alunos por líder de mergulho (enquanto e se não houver restrições por parte de nossos operadores).

VIAGENS DE MERGULHO MAIS DISTANTES:

  • Todo dia algo muda, voos são cancelados e países destino fecham suas fronteiras, bem como protocolos de quarentena (uma até duas semanas no momento) no retorno para o Brasil podem ser aplicados. Estamos atentos a todos estes movimentos, e as viagens que vão acontecer via aéreo, estão sendo por nós monitoradas. Caso a caso, conversaremos com cada um de vocês que já compraram alguma viagem conosco para este ano.

Também solicitamos aos nossos alunos e mergulhadores, que passem, como nós, a lançar mão do que a medicina tem chamado de “etiqueta de respiração e contato”, como:

  • Se está gripado ou com sintomas respiratórios, não saia de casa, não venha até a Acquanauta, suspenda por pelo menos 14 dias seu curso ou mergulho programado.
  • Também lave com muita água corrente, todo seu equipamento de mergulho, lave bem por imersão em uma solução diluída com hipoclorito de sódio (água sanitária). Após secar e antes do uso, passe álcool 70% nas partes de contato com a pele e mucosas (bocais dos reguladores e máscara, por exemplo).
  • Se hidrate muito bem – água ainda “é o melhor remédio” – antes e depois dos mergulhos.
  • Não passe frio, nem no mergulho, com roupas de exposição adequadas ao seu comportamento térmico na água, e antes e depois do mergulho, com agasalhos compatíveis com seu frio.
  • Leve consigo utensílios pessoais, como copo ou garrafinha para água, lenços descartáveis, álcool gel, e até mesmo seu lanche pessoal.
  • Se você tem mais de 60 anos, ou alguma “comorbidade” – palavra feia pra dizer que tem ou está doente, como pressão alta ou diabetes mal controlada – pelo menos nos próximos 60 dias, você não precisa mergulhar, se cuide e depois faremos um mergulhaço juntos.

Teremos de ter muita paciência neste momento, e voltamos a enfatizar que devemos pensar coletivamente, na comunidade do mergulho, do turismo e em nossos familiares. Isso se faz com ATITUDES inteligentes e muitos protocolos individuais.

O café continua ótimo por aqui, apesar de servido no momento em copos descartáveis. Se tiver dúvidas, viagens marcadas, cursos em andamento ou por acontecer, venha nos visitar ou entre em contato por telefone ou whatsapp. Como dito, prometemos estar aqui desde que saudáveis para tal, e esperamos o mesmo de vocês.

Um forte abraço, mesmo que de longe. Bons mergulhos, sempre com segurança !

EQUIPE ACQUANAUTA

Previous post

II BRASIL TEK SHOW

Next post

This is the most recent story.

Reinaldo Alberti